1/12/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº atividade: ECS 11
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada

Relato Final: [Mário Augusto] [11:10 PM] [ link permanente ] [] [ links para este post ]

1/10/2007

ECS 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº atividade: ECS 11
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada

Infelizmente os anos passam, mudam os políticos que comandam nosso país, mas as desigualdades educativas, estruturais, no Brasil continuam.
A escola constitui um produto social desigualmente distribuído. Temos dois tipos de rede escolar freqüentado pelo povo, a rede pública e a particular.
Sendo que na escola da rede pública, geralmente freqüentam pessoas com menor poder aquisitivo.
Já na rede particular, às pessoas tem um poder aquisitivo melhor, na sua maioria da classe média.
Os principais períodos na história das lutas da escola pública no Brasil são:

· Primeiro Período: As comunidades desfavorecidas e as populações rurais permaneceram afastadas da escolarização maciça.
· Segundo Período: Movimento de educação popular. Paulo Freire fez um trabalho pioneiro na alfabetização de adultos e da educação popular.
· Terceiro Período: Política educativa tecnicista, centrada no conceito de racionalidade e eficiência e produtividade.
· Quarto período: Democratização do ensino e da permanência das crianças desfavorecidas na escola.

O ensino particular constituiu-se progressivamente como a única opção para os filhos da elite social. Apesar de uma legislação e um discurso político onipresente, a rede pública padece de numerosas fraquezas qualitativas e quantitativas.
As classes populares têm uma única escolha: a das escolas públicas municipais ou estaduais.
Sendo que as crianças precisam dividir o tempo entre o estudo e o trabalho para contribuir à sobrevivência econômica da família.
Ainda há uma grande desvalorização dos profissionais da educação por parte do poder público.
Os livros que chegam no início de cada ano as escolas públicas, não fazem parte da realidade na qual as mesmas estão inseridas. Isto é um desperdício de dinheiro público, pois os mesmos acabam deixados de lado, servindo apenas como material de recorte.
Em geral as pessoas que têm melhores condições financeiras colocam seus filhos em escolas particulares, acreditando que melhor serão preparados para enfrentar o vestibular.Em média o que uma escola particular gasta mensalmente com cada aluno, na escola pública este mesmo equivale ao período anual.

1/02/2007

Semana 4 ECS6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº atividade: ECS 10
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada
Concordo com os colegas que também acham que Weber vive nos tempos de hoje. Onde ainda existe situação de dominação em nossas escolas.
Mas acredito que com o passar de alguns anos, muitos professores estão parando e repensando certas atitudes e pensamentos. Estão procurando ouvir mais as idéias dos alunos.

ECS 10(parte inicial)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº atividade: ECS 10
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada
Parte Inicial
Achei esta proposta de trabalho com a Wikistória bem interessante, mas ao mesmo tempo complicada, precisei de várias tentativas para me localizar e entrar.Tive bastante medo de apagar sem querer o que estava lá, ainda tenho certa dificuldade em dominar as tecnologias.
Adorei a sala de alfabetização.

1/01/2007

ECS 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº atividade: ECS 10
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada


Visitando a Wikistória encontrei a sala de alfabetização, na qual adorei muito, gostei principalmente das idéias e opiniões das colegas.
Como é prazeroso trabalhar com a Primeira Série (alfabetização), poder acompanhar o crescimento de cada aluno, os níveis da escrita em que se encontram e sua evolução.
Vejo também como é grande nossa responsabilidade, pois precisamos sempre estar em busca de novas maneiras que possibilitem a construção do aprendizado dos alunos.
E que como é bom ver um aluno lendo, e saber que de alguma forma contribui para isso acontecer.
A cada ano que inicia, nos deparamos com novos desafios. Percebo que estamos sempre aprendendo com nossos alunos a cada dia.
Ler Paulo Freire nos possibilita enriquecer nossa prática docente, pois ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode pensar a ensinar certo. E uma condição necessária a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas.
Faz parte da natureza docente a indagação, a busca e a pesquisa. Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, humildade, tolerância e luta em defesa dos diretos dos educadores.