4/21/2008

Plano Individual de Estudos.


Plano de Estudo.



Decidi fazer o meu plano de estudo sobre o assunto "Imagens", pois ainda tenho dificuldades em trabalhar com as imagens e acredito que com isso poderei melhorar o meu Blog, Pbwiki e outros trabalhos que exijam as mesmas.

Recordações dos velhos tempos de estudante.

Recordações dos velhos tempos de estudante.


A Interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais está nos proporcionando repensar a maneira de trabalhar Estudos Sociais com nossos alunos e também nos fez relembrar nossos velhos tempos de estudante. Principalmente daquelas aulas cansativas de história, onde era necessário responder aos imensos questionários dos livros e decorar datas históricas. Todas as aulas sempre eram a mesma rotina, primeiro abrir o livro na página indicada pelo professor e depois fazer leitura silenciosa e responder o questionário.
Apesar de ainda existir mestres como aqueles, já nos deparamos com outros, preocupados em tornar as aulas mais agradáveis.
Inclusive lembro das minhas aulas de História no curso de Magistério, onde a professora decorava um capítulo inteiro de um determinado livro, sendo que durante as aulas transmitia tudo que havia decorado, nos obrigava a ouvi-la em silêncio sem fazer anotações nenhuma, justificava que não era preciso, pois havia deixado o texto para fazermos cópia no xerox da escola. O pior de tudo era a avaliação, pois esta era uma folha em branco, onde tínhamos que escrever tudo o que lemos no texto, tudo igualzinho sem tirar ou acrescentar nada. E de vez em quando a prova era oral.
Era um horror, as notas da turma eram zero, um, dois,....a maior era cinco. Nesse ano praticamente toda a turma foi reprovada na disciplina.
O que eu nunca entendi era o motivo das atitudes da professora, ela era jovem, graduada, pós-graduada e na época também era estudante do curso de Mestrado em História.