11/07/2006

MARX E ENGELS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultira e Sociedade
Nome do Aluno(a): Cristiane
Semana 5 / ECS 7
Pólo de alvorada
Marx e Engels
Karl Heinrich Marx (1818-1883), filósofo, economista e militante revolucionário alemão. Fundador do comunismo científico, grande educador e guia do proletariado mundial, inspirador e organizador da I Internacional ("Associação Internacional dos Trabalhadores"). Marx nasceu a 5 de maio de 1818 em Trévers, Alemanha.
Em setembro de 1844, deu-se o encontro de Marx e Engels em Paris, encontro que foi o início de sua luta comum pela causa operária. Foram eles os primeiros a revelar o papel histórico do proletariado como coveiro do capitalismo e construtor do comunismo, e converteram-se em educadores e dirigentes do proletariado, em campeões da luta pela emancipação dos trabalhadores da escravidão capitalista. Em 1845. Marx e Engels escreveram "A .Sagrada Família" , contra os chefes dos "Jovens hegelianos" , Bruno Bauer, e companhia, livro que desempenhou importante papel na elaboração do marxismo. Marx e Engels expuseram sua teoria do comunismo científico na obra "A ideologia alemã" . Em Paris, Marx consagrou-se ao estudo da economia política e da história da Revolução Francesa, sem deixar por isso de prosseguir na atividade revolucionária. Em 1845, ante a insistência do governo prussiano, Marx foi expulso de Paris como perigoso revolucionário. Tendo fixado residência em Bruxelas, Marx, em 1847, publicou sua obra "Miséria da. Filosofia" , resposta à "Filosofia da Miséria", do anarquista e socialista pequeno-burguês Proudhon. Em Bruxelas. Marx aderiu a uma sociedade secreta de propaganda, a "Liga dos Comunistas", e tomou parte dirigente no II Congresso da Liga, que encomendou a Marx e Engels a redação do programa dessa associação. Dessa forma foi como em fevereiro de 1848 apareceu o célebre "Manifesto do Partido Comunista" , com sua grande palavra de ordem internacional: "Proletários de todos os países, uni-vos!".
Marx e Engels foram os lançadores do comunismo em 1848 com o famoso manifesto escrito por Marx, baseado em um rascunho de Engels.
Viveram no tempo da sociedade capitalista, Marx teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, tinha um pensamento prático e político chamado MARXISMO.Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
Sites relacionados:

6 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Oi Cristiane,passei prá desejar um bom início de semana.beijo,Luciene

Tamires disse...

olá colega Cristiane!
Seu blog está maravilhoso!
muito bem elaborado!
Estás de parabéns! Noto que es muito dedicada e esforçada!
abraços Tamires

Adriana Irigaray disse...

Oí Cris, penso que tuas colocações sobre Marx e Engels, estão muito boas.E teu blog, bem organizado. Bjs. Adriana

Tatiana Richardt disse...

Oi, Cristiane! Parabéns pela construção do texto! Os links e sites contribuem para a qualidade do trabalho! Um abraço, Tatiana - Tutora.

Unknown disse...

Oi colega!
Passei só para deixar um beijo e te desejar um ótima semana!

Aliás teu blog está lindo!

fe_hoffmann disse...

Olá Cristiane! Que bom ver que estás colocando as atividades em dia. Estão bem escritas e mostram que estás motivada na aprendizagem. E a formação do Grupo com os colegas dos demais pólos, como foi? Aguardaremos teu relato. Beijos Fernanda - Tutora ECS, Porto Alegre.