5/18/2008

"Mata a cobra e mostra o pau."

Nessa última semana aconteceu um episodio em sala de aula que gerou polêmica.
Em minha sala de aula tem uma pia, com toda instalação e água corrente.
Um aluno ao utiliza-la, avistou uma lesma no seu interior e chamou os demais colegas para vê-la. Queriam matar o animal, precisei intervir conversando com os alunos, disse que o bichinho era indefeso, que não estava nos prejudicando, pedi para que ninguém tocasse nele.
Espontaneamente um aluno pegou o bicho e colocou na beira da janela, os demais colegas ficaram surpresos com a atitude do menino.
Esse menino chama-se João e ele contou que não tinha medo de pegar a lesma, pois pega os passarinhos que mata com uma funda e os atira no valão perto da sua casa.
A aula parou e todos ficaram em silêncio apavorados com o relato do João.
Fizemos uma conversa sobre a importância dos animais em nossa vida, principalmente a dos pássaros, alguns coleguinhas posicionaram-se contra a atitude do menino, falaram inclusive sobre a fé e a religião, dizendo que com certeza “Papai do Céu” iria castiga-lo.
Perguntei ao menino onde ficava o “valão” que os passarinhos mortos eram jogados, descobri que se tratava do Arroio Feijó, então aproveitamos para falar sobre preservação do arroio, que a chuva na qual alagava a casa do João era causada devido ao lixo depositado nos esgotos e no arroio.
No dia seguinte o João trouxe a “funda” para mostrar as seus colegas seu brinquedo preferido.
Disse: - Vocês duvidaram que eu tinha uma funda então eu trouxe para mostrá-la “eu mato a cobra e mostro o pau”.
Recolhi a funda, novamente fizemos uma conversa sobre a postura errada do menino, um colega fez uma comparação da funda com um revolver, matar um pássaro com uma “fundada” é o mesmo que uma pessoa matar outra com um tiro.
Após a aula terminar fui examinar a funda e o que pude observar é que ela era bem feita, que não podia ser confeccionada por uma criança, isso foi o que mais me causou revolta, como um adulto tem a coragem de incentivar uma criança a fazer maldades com os animais. Vejo o aluno como um inocente de seis anos que reproduz a violência contra a natureza, através de incentivos vividos por ele em seu meio social.

3 comentários:

Andrea disse...

Oi Cristiane!
Interessante tu teres transformado uma situação simples em tua sala, em uma aula importante sobre animais, sobre o meio ambiente de teus alunos e principalmente sobre o que é certo e errado na vida. Para Piaget é através primordialmente da troca com os pares que evoluímos moralmente. Em tua aula propiciaste um ambiente adequado para que isso ocorresse, as crianças puderam debater a idéia. Fiquei pensando que o menino da funda no dia seguinte não parecia convencido... No entanto se nos pensarmos em crescimento e não simplesmente em obediência podemos considerar que ele esta “aprendendo”, pois segui pensando no assunto, tanto que trousse a funda para os colegas. Talvez não seja de imediato que ele vá mudar seus atos, mas refletir sobre eles e se confrontar com a opinião dos outros é o primeiro passo.
Fiquei com uma questão, tu ficaste com a funda do menino? Porque?
Um abraço, Andréa – Tutora de S. Integrador.

Iris disse...

Olá, Cristiane

Teu relato me fez pensar. Lembrei da época em que morava no interior e onde várias vezes assisti, horrorizada, um vizinho colocar ninhadas de gatos em um saco para afogá-los numa tina. Este senhor tinha gatos para manter os ratos afastados de seu paiol de milho e tinha a convicção de que era para isso que gatos serviam. Assim, ele considerava que também estava apenas fazendo um controle populacional, que evitaria o excesso de gatos.
A idéia de que os animais devem ser respeitados e tratados com cuidado é muito recente em nosso meio e, com certeza, não chegou a todos.
Não duvido de que esta funda seja um ponto de contato e identificação do João, com alguma figura masculina da sua família.
Provavelmente, ele não convive com os mesmos valores que estás tentando desenvolver nos teus alunos e mudanças nestas concepções levam tempo. Espero que teu trabalho frutifique.
Abra@os, Iris

Tatiana Gomes disse...

Cris!!
Que figura este teu aluno HEIN..!!
Isto nos mostra que realmente somos frutos do meio em que vivemos!
Que bom saber que tu és esta profissional excelente e sabes aproveitar estes momentos de ''conflitos'' em grandes aprendizagens!
PARABÉNS!!