10/15/2009

Filme "Seu nome é Jonas"

Filme "Seu nome é Jonas".
Jonas sofria diversos preconceitos devido a sua surdez, até mesmo por que naquela época, todas as pessoas surdas eram consideradas doentes mentais, incapazes de sentir e de pensar.
A escola foi a pior vivência que o menino teve, precisava demonstrar um bom comportamento, para não sofrer punições.
A cena do filme em que mostra os alunos surdos pronunciando palavras, sem mesmo entendê-las, e não tendo nenhum sentido, demonstra todo o preconceito que a escola tinha com relação ao uso dos sinais.
Acredito que se essa história acontecesse nos dias de hoje, devido às informações e estudos sobre a deficiência auditiva, a criança não seria tratada pelos médicos como um doente mental e nem mesmo ficaria hospitalizada por esse motivo.
Da mesma forma que a família de Jonas ficou desestruturada, também aconteceria com outra família, sendo que necessitaria se adaptar com a condição do filho, precisaria aprender ou até mesmo se alfabetizar na língua dos sinais, criando estratégias para que todos se entendessem e mantivessem um bom relacionamento.
O filme “Seu nome é Jonas” retrata a realidade de uma pessoa surda aproximadamente na década de 1970, mas mesmo nos dias de hoje as pessoas com deficiência auditiva ainda sofrem discriminação, enfrentam dificuldades em se comunicar, pois são poucas pessoas que possuem conhecimento da língua de sinais, embora já temos diversos recursos tecnológicos, também tendo essas pessoas colocação no mercado de trabalho.

4 comentários:

Beatriz disse...

Oi Cristiane, as diferenças qdo mal entendidas por falta de informação ou vivências se tornam um peso para quem as tem e para quem lida com elas. Não é o caso da escola?
Um abraço
Bea

Anônimo disse...

Olá! Goataria apenas de frisar que não se usa mais o termo "deficiencia auditiva"

Unknown disse...

por favor como posso fazer para adiquirir o filme " e seu nome é jonas"?

joaquim disse...

No ORKUT, a comunidade FILMES DOWNLOADS CARAMURU, http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=116249935, tem link para o filme E SEU NOME É JONAS, dublado.