A importância do uso de temas geradores na prática pedagógica.
“Para o educador-educando, dialógico, problematizador, o conteúdo programático da educação não é uma doação ou imposição- um conjunto de informes a ser depositado nos educandos- mas a devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles que este lhe entregou de forma desestruturada”. Malraux, 1967, p.531
Através da dialogicidade que vamos conhecer os anseios, dúvidas de nossos alunos, problematizando situações desafiadoras causando assim a ação-reflexão-ação.
Daí surgem os conteúdos programáticos , onde os conhecimentos dos alunos devem ser respeitados, isto é, sua “bagagem”, sendo esses os conhecimentos prévios de cada um, o educador não vai trabalhar com aquilo que ele acredita ser importante ao educando, mas de acordo com as vivencias dos mesmos. Tendo em vista que o mais importante de tudo é conhecer o aluno.
Sendo que para Paulo Freire o que é preciso ser levado em conta é a realidade dos alunos, por isso da necessidade de trabalhar com temas geradores, onde os assuntos partem dos interesses dos educando.
11/11/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Cris!
Trabalhar com temas geradores, conforme foi proposto por Paulo Freire, vinculando o processo alfabetizador a realidade do aluno é um desafio para os professores. Além de buscar sempre o diálogo, a troca e a reflexão sobre a prática. Procuras levar em consideração a realidade dos alunos no planejamento das tuas aulas?
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário