10/31/2006

MAX WEBER


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia Anos Inicias do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Semana 4/ ECS 5 - Weber
Nome: Cristiane Ramos dos Santos
Professora: Vera Corazza
Pólo de Alvorada
Max Weber

O intelectual e sociólogo alemão Max Weber, foi juntamente com Marx, Durkhein e outros um dos modernos fundadores da Socioligia. Ficou conhecido principalmente sobre a Sociologia da religião.
De todos trabalhos que realizou os que mais se destacaram foram a "Ética protestante e o espírito do Capitalismo" e o ensaio que escreveu sobre a política como vocação.
Por outro lado, o pensamento de Weber caracteriza-se pela crítica do materialismo histórico, que dogmatiza e petrifica as relações entre formas de produçao e trabalho (a chamada "estrutura") e as outras manifestações culturais da sociedade (a chamada "superestrutura"), quando na verdade se trata de uma relaçãoque, a cada vez, deve ser esclarecida segundo a sua efetiva configuração.
O principal objetivo de weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível, ou seja, a sua idéia é que no domínio dos fenômenos naturais só se podem aprender as regularidades observadas por meio de proposições de forma matemática. É preciso explicar os fenômenos por meio de proposições confirmadas pela experiência, para poder ter o sentimento e compreendê-las.
Sua maior preocupação foi a criação de certos instrumentos metodológicos que possibitassem ao cientista uma investigação dos fenômenos particulares sem que ele se perca na infinidade disforme dos seus aspectos concretos, sendo que o principal instrumento é o tipo ideal, o qual cumpriria dua funções principais: primeiro a de selecionar explicitamente a dimensão do objeto que virà a se analisado e, posteriomente, apresentar essa dimensão de uma maneira pura, sem sutilezas concretas.
Weber fundamenta sua definição de valores na filosofia neokantiana, que propõe a distinção entre fatos e valores. Os valores são criados pelas desilusões humanas, já o valor é o produto das intenções criado pelas sociedades, mas ela não é concreta.
Resumo sobre Weber.
Vida e obra de Weber.

Um comentário:

Tatiana Gomes disse...

Gostei do teu trabalho!!
Bem elaborado,conseguiu expressar muito bem as idéias do autor.
Continuas assim,dedicada!
bjs