11/06/2006

MAX WEBER II


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Aluno: Cristiane
Nº Atividade: Semana 4 / ECS 6
Pólo de Alvorada

Ser/Estar X Papéis
Poder/Hierarquia

No nosso cotidiano sempre é estabelecido uma relação de hierarquia, de poder. Alguém sempre é submisso à algo.
Na escola esta relação se estabelece através da direção que mantém "o poder" sobre os funcionários, professores e demais membros da comunidade escolar. Pois dentro de sala de aula a autoridade é o professor diante de seus alunos, por mais flexível que ele seja, é ele quem impõe certas regras para o andamento dos trabalhos escolares.
Apesar de ver que ainda existem professores autoritários, e que pensam que todos os alunos precisam ser submissos as suas ordens, pois só ele é quem sabe, que detêm o conhecimento. Os alunos sentam um atrás do outro, não podem conversar entre eles, mesmo que seja assunto relacionado à aula.
Outros estão procurando dialogar mais com os alunos para que o trabalho se torne mais prazeroso, respeitando as diferenças, conhecimentos e a bagagem que cada um traz.
Um exemplo que vemos com freqüência de hierarquia nas escolas, são os professores mais antigos terem preferência ("direito") de escolher a série que querem lecionar, deixando assim, o restante para os demais professores que estam ingressando na escola, ou seja, mais rescentes.

3 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Boa noite Cristiane, esses professores ¨"antigos", são aqueles que tem suas vantagens, mas também são na maioria das vezes, os que não querem mudanças na forma de se educar. Não estão abertos, ao diálogo. Bjs. Adriana

Roselaine da Mota Zanette disse...

É de suma importância que coloquemos num momento de reunião de professores, por exemplo,as nossas angústias(eu disse "nossas"), a nossa opinião sobre aquilo que julgamos necessário mudar na nossa escola para o bem de todos. Os professores devem conversar madura e seriamente sobre esses incômodos, devem mobilizarem-se, procurando saídas que ajudem o coletivo e não interesses pequenos e particulares. Coloquem suas posturas para a direção, apoiando-se na força comprometida, segura e profissional dos professores. Respeito é uma coisa que se conquista, ninguém nos dá de graça.Não esqueça: "A união faz a força". Beijocas!
Roselaine
Roselaine

Tatiana Gomes disse...

BOM FIM DE SEMANA..ATÉ SEGUNDA...
Muito bons teus trabalhos...
bjs..