10/31/2006

PROCURA-SE...


Esta é minha imagem para a ESC8, procuro demais participantes do grupo.
Meu e-mail é crispead@yahoo.com.br
Até...

MAX WEBER


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia Anos Inicias do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Semana 4/ ECS 5 - Weber
Nome: Cristiane Ramos dos Santos
Professora: Vera Corazza
Pólo de Alvorada
Max Weber

O intelectual e sociólogo alemão Max Weber, foi juntamente com Marx, Durkhein e outros um dos modernos fundadores da Socioligia. Ficou conhecido principalmente sobre a Sociologia da religião.
De todos trabalhos que realizou os que mais se destacaram foram a "Ética protestante e o espírito do Capitalismo" e o ensaio que escreveu sobre a política como vocação.
Por outro lado, o pensamento de Weber caracteriza-se pela crítica do materialismo histórico, que dogmatiza e petrifica as relações entre formas de produçao e trabalho (a chamada "estrutura") e as outras manifestações culturais da sociedade (a chamada "superestrutura"), quando na verdade se trata de uma relaçãoque, a cada vez, deve ser esclarecida segundo a sua efetiva configuração.
O principal objetivo de weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível, ou seja, a sua idéia é que no domínio dos fenômenos naturais só se podem aprender as regularidades observadas por meio de proposições de forma matemática. É preciso explicar os fenômenos por meio de proposições confirmadas pela experiência, para poder ter o sentimento e compreendê-las.
Sua maior preocupação foi a criação de certos instrumentos metodológicos que possibitassem ao cientista uma investigação dos fenômenos particulares sem que ele se perca na infinidade disforme dos seus aspectos concretos, sendo que o principal instrumento é o tipo ideal, o qual cumpriria dua funções principais: primeiro a de selecionar explicitamente a dimensão do objeto que virà a se analisado e, posteriomente, apresentar essa dimensão de uma maneira pura, sem sutilezas concretas.
Weber fundamenta sua definição de valores na filosofia neokantiana, que propõe a distinção entre fatos e valores. Os valores são criados pelas desilusões humanas, já o valor é o produto das intenções criado pelas sociedades, mas ela não é concreta.
Resumo sobre Weber.
Vida e obra de Weber.

10/19/2006

ESTOU FICANDO SEM TEMPO....


Estou encontrando dificuldades no prazo de entrega dos trabalhos, pois é muito pouco tempo para realizá-los e cada vez mais surgem novas atividades.
Está ficando muito sobrecarregado e monótono. São várias leituras de textos, o que exige muita reflexão.
Penso que poderia ser reavaliado a quantidade de conteúdos exigidos, bem como o prazo de entrega dos mesmos.

10/15/2006

Semana 1/ Atividade 2/ Escola, Cultura e Sociedade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade - A
Nome: Cristiane
Professora: Vera
Atividade 2
Visitei os "sítios" e blogs, gostei muito todos são bem interessantes, para mim foi uma nova descoberta até então desconhecida. Tudo isso está sendo um novo desafio em minha vida. Os blogs que mais chamaram à atenção foram o Gutierrez/Su postado pela professora Suzzinha, pela quantidade de imagens que ele contém, bem alegres e coloridas. Também o do professor Sérgio pois ele relata a importância do uso das novas tecnologias e a maneira como são usadas, citando como exemplo o nosso curso. Nós professores precisamos estar sempre nos atualizando, com relação a era digital para poder utilizar este recurso a nosso favor.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES


Desejo a todos um Feliz dia dos Professores!

10/14/2006

BLOGS PEDAGÓGICOS....

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação- A
Nome do Aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada - Semana 2
Professora: Silvia

Visitei alguns blogs pedagógicos e os que achei mais interessante, foram dois:
  • Nome: Vamos bloggar?
Objetivo: Tem como objetivo explicar "o que é um blog"?, a história do blog, como nasceu e ensina a criar um blog.
Comentário: Gostei muito das informações que ele traz, pois tem uma linguagem de fácil entendimento e nos proporciona entender corretamente a maneira de criar um blog. Antes de explorar este assunto tinha muitas dúvidas sobre qual a real utilidade de um blog.

  • Nome: INFOEDU
Endereço: http://infoedu.zip.net/
Objetivo: Apresentar o uso de blogs, como construí-lo e sua elaboração.
Comentário: Este me chamou a atenção, pois mostra claramente como elaborar de forma correta um blog. A possibilidade de trabalhar com o blog pedagógico com os alunos é ótima, é um recurso a mais para auxiliar no intercâmbio entre alunos/professor, tornando-se um excelente meio de aprender mais divertido.

10/09/2006

Atividade 3 -Escola, Cultura e Sociedade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Nome: Cristiane Ramos dos Santos
Nº da Atividade: 3
Pólo de Alvorada

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mili?
A posição de Durkheim frente ao que diz Mill é que a influência das coisas sobre o homem é diversa, já vem dos próprios homens. Enquanto Durkheim entende que os “mais velhos” mais “experientes” influenciam os mais jovens, crianças e adolescentes, isto é que convém reservar o nome de educação.

2. Quais as definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem?
As definições são:
Sendo a primeira o desenvolvimento humano de todas as faculdades humanas.
E a segunda definição é a utilitária “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e seus semelhantes”.
Estas definições têm como ponto fraco parecer um modelo único.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir a educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que já existem, ou tenham existido, revê-los, aprender deles os caracteres comuns. Esse conjunto é que vai definir a educação que procuramos.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim os direitos e deveres sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc... são fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral.

5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Ele tem por função suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6 . A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
Ele conclui que somos os frutos da sociedade em que vivemos, tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais as opiniões coletivas de toda à espécie, sendo que aprendemos com os mais velhos.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para Durkheim sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra.
Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade, através da educação tem por objetivo engrandecer e tornar o indivíduo uma criatura verdadeiramente humana, para isso ele dependerá de seu próprio esforço.

10/01/2006

A Ilha Desconhecida


Meu nome é Cristiane, tenho 28 anos, vim de uma família humilde, vivo desde minha infância em Alvorada, estudei de 1º a 4º série na Escola Municipal Idalina de Freitas Lima, próxima à minha casa.
Quando iniciei a 5º série, minha mãe decidiu me pagar uma escola particular, pois nessa época as escolas estaduais viviam em greve. Conclui até a 8º série nesta escola que se chama São Marcos. Apesar de ser uma escola particular precisamos pousar na fila (minha mãe e eu) para conseguir uma vaga.
Quando passei para o 2º grau quis cursar o magistério. Novamente precisamos pousar na fila, só que desta vez foram 3 noites e dias intermináveis abrigados apenas em uma barraca improvisada, ali mesmo na calçada em frente à escola, torcendo as duas para não chover. Mas mesmo assim, ainda dependia de um menino desistir para eu conseguir a tão sonhada vaga.
Finalmente consegui me matricular nesta escola , que se chama Escola D. Diogo de Souza, me formei, apesar das dificuldades, pois à escola cobrava muito e as professoras eram muito exigentes, mas mesmo assim me tornei professora.
Desde muito pequena era apaixonada pela profissão, tinha dois quadros e até caixinha com apagador e giz, meus alunos eram minhas bonecas, na qual ficavam sentadas para “assistirem minhas aulas”.
Aos doze anos, mais ou menos, dava aulas para minhas primas que encontravam certa dificuldade na escola.
Em 1997 quando iniciei meu estágio um novo desafio iniciava, assumia uma turma de 1º série sozinha, pois a professora titular estava em licença maternidade. Fui simplesmente com a “cara e a coragem”. Minha supervisora era a coordenadora geral do estágio, ela cobrava muito, durante todo este período precisei me dedicar às 24 horas do dia e os sete dias da semana exclusivamente para o mesmo.
Foi com muito esforço e força de vontade que consegui concluir o curso de magistério.
Logo em seguida, prestei concurso para a rede municipal de Alvorada, fui aprovada e nomeada, iniciando a trabalhar em março do ano seguinte (1998), na Escola Municipal E. F. Monteiro Lobato, na qual continuo trabalhando até hoje.
Logo quando cheguei nesta escola, tive uma grata surpresa, a diretora me disse que iria lecionar em uma 1º série. Muitas colegas, já em final de carreira, não levavam meu trabalho muito a sério, pois diziam que eu era muito “menininha” ainda e por isso era tão entusiasmada e que logo tudo isso passaria.
Me apaixonei por alfabetizar, estou sempre procurando “Ilhas Desconhecidas”, fazendo cursos que a prefeitura oferece para me atualizar, buscando sempre ir em busca de novos conhecimentos.
Sempre tive vontade em fazer um curso superior, porém, não tinha condições financeiras para realizá-lo.
Em 1992 a prefeitura assinou um contrato com a UERGS, fiquei empolgada, me inscrevi, passei pelo processo de seleção e fui selecionada. Fiz minha matrícula, faixa de “BIXO” e tudo mais que tinha direito. Porém, veio à decepção, trocou o governo no ano seguinte e simplesmente acabarão com o nosso sonho, pois o contrato foi cancelado e a tão sonhada faculdade não saiu do papel.
Agora quando veio a notícia de que a UFRGS viria junto com o MEC e a prefeitura de Alvorada oferecer um curso para os professores, foi novamente uma luzinha que se acendeu no final do túnel.
Mas precisamos atracar nosso barco em mais uma ilha desconhecido o tão “terrível vestibular”. No qual precisamos nos desafiar mais uma vez.
A alegria foi enorme quando saiu o resultado.
Precisaria encarar agora um novo desafio com ousadia, fazer um curso `a distância, se nem sequer eu sabia ligar um computador.
Aos poucos estou conseguindo superar mais esse desafio.
Tenho o apoio grande da minha família (minha mãe e meu marido) que estão lado a lado comigo.
Tudo na minha vida nunca foi fácil para mim, sempre precisei lutar muito, ter muita vontade de vencer e principalmente nunca deixei de sonhar, pois,...
...Tenha sempre um sonho, e tente esquecer os dias nublados e sombrios, mas não se esqueça nunca das horas de sol, nem das tuas noites de estrelas...Esqueça os momentos em que houve derrotas, mas nunca se esqueça das batalhas que já tenha ganho.
...Esqueça os erros que não pode evitar, mas não se esqueça das lições que tenha aprendido com eles, e nem o que eles possam ter lhe ensinado.
...Esqueça os dias em que a tristeza lhe tenha batido em sua porta, mas nunca se esqueça dos sorrisos que tenha encontrado, e nem daqueles que ainda encontrará.
...Esqueça os planos que lhe falharam, porém jamais de sonhar...