1/01/2007

ECS 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº atividade: ECS 10
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada


Visitando a Wikistória encontrei a sala de alfabetização, na qual adorei muito, gostei principalmente das idéias e opiniões das colegas.
Como é prazeroso trabalhar com a Primeira Série (alfabetização), poder acompanhar o crescimento de cada aluno, os níveis da escrita em que se encontram e sua evolução.
Vejo também como é grande nossa responsabilidade, pois precisamos sempre estar em busca de novas maneiras que possibilitem a construção do aprendizado dos alunos.
E que como é bom ver um aluno lendo, e saber que de alguma forma contribui para isso acontecer.
A cada ano que inicia, nos deparamos com novos desafios. Percebo que estamos sempre aprendendo com nossos alunos a cada dia.
Ler Paulo Freire nos possibilita enriquecer nossa prática docente, pois ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode pensar a ensinar certo. E uma condição necessária a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas.
Faz parte da natureza docente a indagação, a busca e a pesquisa. Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, humildade, tolerância e luta em defesa dos diretos dos educadores.

Nenhum comentário: