1/10/2007

ECS 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia a Distância Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº atividade: ECS 11
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Cristiane Ramos dos Santos
Pólo de Alvorada

Infelizmente os anos passam, mudam os políticos que comandam nosso país, mas as desigualdades educativas, estruturais, no Brasil continuam.
A escola constitui um produto social desigualmente distribuído. Temos dois tipos de rede escolar freqüentado pelo povo, a rede pública e a particular.
Sendo que na escola da rede pública, geralmente freqüentam pessoas com menor poder aquisitivo.
Já na rede particular, às pessoas tem um poder aquisitivo melhor, na sua maioria da classe média.
Os principais períodos na história das lutas da escola pública no Brasil são:

· Primeiro Período: As comunidades desfavorecidas e as populações rurais permaneceram afastadas da escolarização maciça.
· Segundo Período: Movimento de educação popular. Paulo Freire fez um trabalho pioneiro na alfabetização de adultos e da educação popular.
· Terceiro Período: Política educativa tecnicista, centrada no conceito de racionalidade e eficiência e produtividade.
· Quarto período: Democratização do ensino e da permanência das crianças desfavorecidas na escola.

O ensino particular constituiu-se progressivamente como a única opção para os filhos da elite social. Apesar de uma legislação e um discurso político onipresente, a rede pública padece de numerosas fraquezas qualitativas e quantitativas.
As classes populares têm uma única escolha: a das escolas públicas municipais ou estaduais.
Sendo que as crianças precisam dividir o tempo entre o estudo e o trabalho para contribuir à sobrevivência econômica da família.
Ainda há uma grande desvalorização dos profissionais da educação por parte do poder público.
Os livros que chegam no início de cada ano as escolas públicas, não fazem parte da realidade na qual as mesmas estão inseridas. Isto é um desperdício de dinheiro público, pois os mesmos acabam deixados de lado, servindo apenas como material de recorte.
Em geral as pessoas que têm melhores condições financeiras colocam seus filhos em escolas particulares, acreditando que melhor serão preparados para enfrentar o vestibular.Em média o que uma escola particular gasta mensalmente com cada aluno, na escola pública este mesmo equivale ao período anual.

Nenhum comentário: