Alfabetização e Informática
http://http://quemfaz.blogspot.com/2005_03_01_archive.html
O projeto foi realizado pela Professora Célia Reichert Engelmann na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler, localizada no Município de Jaraguá do sul / SC, sendo este realizado com uma turma de alfabetização.
A escola possui um Ambiente de Tecnologia Educacional (ATE) que é um ambiente composto de biblioteca, videoteca, televisão, vídeo e dez microcomputadores conectados à Internet.
Segundo a professora havia uma necessidade de oferecer aos alunos o acesso aos mesmos, pois o papel do professor é de propiciar aos alunos vivências e o desenvolvimento de habilidades, tais como: a busca e troca de informações; o interesse na construção e reconstrução do conhecimento; a interação e cooperação em grupo, ou seja, a preparação dos alunos para enfrentar as exigências sociais.
O recurso da informática é uma alternativa para o processo de alfabetização, pois desperta a curiosidade possibilitando a continuidade na pesquisa e estimulando a criatividade, facilitando a organização estética na criação e recriação da produção escrita.
A Professora Célia para garantir o sucesso do projeto traçou as seguintes metas como objetivo de trabalho:
� Buscar fundamentos teóricos para orientar a prática;
� Apresentar os periféricos que compõe o computador;
� Identificar os programas do Megalogo, Paint e Word;
� Digitar músicas que se sabe de cor, para o reconhecimento do teclado e mouse;
� Utilizar o computador como recurso no processo de alfabetização;
� Realizar leituras de histórias de diversos gêneros fazendo uso de diversos recursos;
� Construir histórias em grupos utilizando o Editor de Texto;
� Revisar e reconstruir as histórias construídas;
� Desenhar utilizando o Paint;
� Organizar uma manhã de socialização com pais, para apresentação dos trabalhos.
A professora mostra os argumentos que facilitam a clareza das suas intenções quando diz que “no processo de alfabetização, muitas vezes torna-se cansativa para o aluno a produção escrita, sendo que esta produção pode tornar-se mais atrativa com o uso do computador que possibilitará que o aluno não se preocupe com o tratado das letras, dedicando-se ao conteúdo dos textos. A escola tem o compromisso de oferecer aos alunos a escrita em seus diversos usos, entendendo que a alfabetização não é apenas ler e escrever, mas aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto”.
Como professora também vivencio essa prática em minha escola com meus alunos, que têm acesso ao ambiente informatizado uma vez por semana.
Percebo claramente o processo de alfabetização através das atividades realizadas por eles no computador, principalmente seus avanços, dificuldades e os níveis de alfabetização em que cada um se encontra.
Um comentário:
Oí, Cristiane de acordo com o teu relato, sobre o projeto de alfabetizaçã e informática, fiquei curiosa em saber, de que forma funciona o trabalho de alfabetização, no laboratório da tua escola? Visto que,a alfabetização é contínua, se dâ ao longo dos anos ecolares,sabemos que não basta o aluno, saber ler e escrever.
Bjs.....
Postar um comentário