Após a construção da história e da galeria de desenhos precisavamos encenar nossa história.
Dividi a turma em quatro grupos, daí então foi lançado o desafio: "Dramatizar a história coletiva da maneira que desejassem".
Fizemos a construção do cenário bem simples, porém envolveu a participação de todos os alunos. O palco foi o fundo da sala de aula.
Nesta atividade precisei intervir, alguns alunos se alteraram com a escolha dos personagens que cada um representaria.
Esta proposta fez com que houvesse comprometimento de todos, tinha uma representação para cada um, os alunos mais tímidos monstraram-se mais desinibidos, foi ótimo todos participaram.
A platéia prestava atenção atentamente a cada detalhe do teatro.
Esta proposta de trabalho mostrou o quanto podemos criar com nossos alunos. Teatro não é apenas peças "prontas" onde cada um tem que decorar seu papel e depois apresenta-lo.
Não é apenas fazer um "teatrinho" para apresentar nas datas comemorativas. Podemos trabalhar com a improvisação, com a expressão corporal e proporcionar aos alunos a criatividade e a imaginação.
2 comentários:
Oí, Cristiane!Acredito, que a proposta não seja, de ganhar tudo pronto, de decorar textos.É possível sim, criar, improvisar,abrir um novo mundo imaginário, onde tudo é possível.
Bjs....
Com certeza teatro não é só isso que costumavamos fazer em datas comrmorativas, que bom que com nossas experiências podemos verificar isso e descobrir um leque de opções para a nossa prática pedagógica, parabéns Cris por seu trabalho. Beijos.
Postar um comentário