4/03/2009

Deficiência física não é sinônimo de incapacidade.

Quinta-feira à tarde (02/04) foi realizado um passeio com os alunos da escola ao SESI- Rubem Berta, neste local os mesmos puderam usufruir dos brinquedos infláveis e também assistir a apresentação de um palhaço.
Este ano em nossa escola temos um aluno no 1º Ano com deficiência física na região das pernas, ele nasceu com essa deficiência devido a problemas que a sua mãe teve durante a gestação.
O menino se locomove com bastante dificuldade em pequenos ambientes. Tendo em vista que ele já realizou diversas cirurgias, também faz uso de fraldas, pois tem problemas de incontinência.
Para percorrer uma determinada distância utiliza uma cadeira de rodas.
Ele quis participar do passeio, foi incrível, brincou em todos os brinquedos, apesar de suas limitações, subia as escadas do tobogã e descia escorregando normalmente.
Sentiu-se realizado no momento em que o monitor da cama elástica deixou ele brincar sozinho, ele pulava de barriga, de lado e de costas.
Realmente a cada vez que subia e participava de um brinquedo diferente ficava super feliz, sorrindo o tempo todo.
Esse aluno mostrou mais uma vez que deficiência física não é sinônimo de incapacidade e de infelicidade.
Incapaz foi o pai do menino que quando soube do problema do filho abandonou a mãe e ele recém nascido.

3 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá Cris! E qual é a tua relação direta com este aluno?! Está em tua sala de aula? Como acontece o trabalho? Que relações podemos estabelecer entre o que está sendo visto na interdisciplina, com a realidade vivenciada?! Abraço!!! Daiane.

Luciene Sobotyk disse...

Oi Cristiane!
Pois é,como este pai,muitos outros fogem à sua responsabilidade,quando poderiam contribuir com o desenvolvimento de seus filhos.O que eles não sabem,é o quanto estão perdendo por estarem longe de um filho que lhes ensinaria muito mais do que seria ensinado.
Bom final de semana,Luciene

Simone disse...

Cristiane imagino o quanto esse passeio foi importante para o menino. Isso demonstra que mesmo tendo uma deficiência ele é capaz de realizar muitas atividades. No texto "Conhecendo o aluno com deficiência física" de Bersch e Machado, da unidade 4 tem um parágrafo que ilustra essas idéias: "A deficiência, vale lembrar, é marcada pela perda de uma das funções do ser humano, seja ela física, psicológica ou sensorial. O indivíduo pode, assim, ter uma deficiência, mas isso não significa necessariamente que ele seja incapaz; a incapacidade poderá ser minimizada quando o meio lhe possibilitar acessos." (p.21)
Um abraço, Simone - Tutora sede EPNE