9/03/2009

Liberdade de Expressão

Oportunizar o aluno para que possa expressar-se livremente em sala de aula através das atividades propostas é indispensável para a construção de sua autonomia e criatividade.
É através de simples atividades que o aluno transpõe sua imaginação para um mundo de sonhos, onde tudo é possível.
O texto " O menininho " de Helen Buckley, mostra a realidade de uma criança que era submissa a fazer tudo do jeito da professora para agradá-la, mesmo gostando mais do seu jeito, deixava de expor sua criatividade por medo.
Nessa história a professora subestima a capacidade dos alunos, tornando os mesmos meros robôs repetindo exatamente o que diz ser o correto. A espontâneidade dos alunos em momento nenhum é aceita, não existe valorização da autonomia dos alunos.
Infelizmente nos deparamos com colegas professores que ainda pensam e agem dessa forma com seus alunos, onde dentro da sala de aula, prevalece a sua palavra autoritária, os alunos são sujeitados a reproduzir tudo mecânicamente, sem poder fazer questionamentos.
Me reporto aqui as palavras do Professor Helvécio onde dizia ontem na aula presencial, que ninguém passa pela a escola sem ficar com marcas, nem que seja marcas de robotização. Que é na escola que formamos cidadãos críticos ou robôs humanos.

2 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí Cristiane, bem lembrado a existência de colegas professores que não levam o aluno a pensar, e agem com autoritarismo.Mas de que forma, podemos contribuir para uma mudança de postura desses professores?
Abraços
Adriana

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Cris!
Reforçando a colocação da Adriana, poderias pensar nos teus próximos posts exemplificar através de situações que vivencias em tua sala de aula, o que achas?
Ahh! Só para lembrar de colocar os marcadores, ok?

Abraços,
Vanessa