Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Nome: Cristiane Ramos dos Santos
Nº da Atividade: 3
Pólo de Alvorada
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mili?
A posição de Durkheim frente ao que diz Mill é que a influência das coisas sobre o homem é diversa, já vem dos próprios homens. Enquanto Durkheim entende que os “mais velhos” mais “experientes” influenciam os mais jovens, crianças e adolescentes, isto é que convém reservar o nome de educação.
2. Quais as definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem?
As definições são:
Sendo a primeira o desenvolvimento humano de todas as faculdades humanas.
E a segunda definição é a utilitária “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e seus semelhantes”.
Estas definições têm como ponto fraco parecer um modelo único.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir a educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que já existem, ou tenham existido, revê-los, aprender deles os caracteres comuns. Esse conjunto é que vai definir a educação que procuramos.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim os direitos e deveres sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc... são fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral.
5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Ele tem por função suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6 . A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
Ele conclui que somos os frutos da sociedade em que vivemos, tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais as opiniões coletivas de toda à espécie, sendo que aprendemos com os mais velhos.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para Durkheim sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra.
Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade, através da educação tem por objetivo engrandecer e tornar o indivíduo uma criatura verdadeiramente humana, para isso ele dependerá de seu próprio esforço.
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Nome: Cristiane Ramos dos Santos
Nº da Atividade: 3
Pólo de Alvorada
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mili?
A posição de Durkheim frente ao que diz Mill é que a influência das coisas sobre o homem é diversa, já vem dos próprios homens. Enquanto Durkheim entende que os “mais velhos” mais “experientes” influenciam os mais jovens, crianças e adolescentes, isto é que convém reservar o nome de educação.
2. Quais as definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem?
As definições são:
Sendo a primeira o desenvolvimento humano de todas as faculdades humanas.
E a segunda definição é a utilitária “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e seus semelhantes”.
Estas definições têm como ponto fraco parecer um modelo único.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir a educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que já existem, ou tenham existido, revê-los, aprender deles os caracteres comuns. Esse conjunto é que vai definir a educação que procuramos.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim os direitos e deveres sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc... são fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral.
5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Ele tem por função suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6 . A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
Ele conclui que somos os frutos da sociedade em que vivemos, tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais as opiniões coletivas de toda à espécie, sendo que aprendemos com os mais velhos.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para Durkheim sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra.
Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade, através da educação tem por objetivo engrandecer e tornar o indivíduo uma criatura verdadeiramente humana, para isso ele dependerá de seu próprio esforço.
3 comentários:
Oi Cristiane, pelo jeito estás a mil com os trabalhos. Mas desses não falarei pois tens professora específica para isso. Para mim, gostaria mais de te ouvir, saber de teus sucessos, aprendizagens, dificuldades, trocas, relações enfim saber como estás no nosso curso. Aqui é o lugar ideal para falarmos sobre isso. Estou te esperando. Um abraço
Bea
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA
CRICA,estou aqui novamente para te desejar FELIZ DIA DO PROFESSOR!! Pela tua competência , comprometimento e coragem nessa caminhada que escolheste e que tenho certeza dará sempre o melhor de ti para conquistar os teus objetivos. Te admiro um monte. Um beijinho da MANINHA. T e amuuuuu!!!!
Postar um comentário