4/21/2010

Reflexão

Reflexão semanal- 12 a 16/04

Observei nessa primeira semana de estágio trabalhando com as nove turmas do turno da tarde, que os alunos ficaram um pouco surpresos quando falei que iríamos trabalhar com um projeto envolvendo histórias infantis dentro do ambiente, não seriam com jogos no primeiro momento e sim com produções deles. Essas produções serão registradas no Wiki "A Turma do Monteiro Lobato", onde poderão ser visualizadas por todos. Evidenciaram surpresa através de questionamentos, perguntando o que iriam fazer dentro do ambiente, que tipo de atividade seria desenvolvida.
Inicialmente trabalhamos com a história "Peixinhos" da autora Monika Papescu, esta escolhida pelos alunos através de uma pesquisa anteriormente realizada.
A história foi apresentada em slides no programa Power Point, após em duplas os alunos fizeram seus seus auto-retratos utilizando as ferramentas do programa Paint.
Percebi uma grande dificuldade dos alunos em dominar o mouse para realizar seu desenho, foi geral desde os alunos menores do 1º ano, bem como os maiores da 4ª Série.
A atividade foi bem desafiadora, observei bastante empolgação quando mostrei os recursos do programa Paint e que todos poderiam explorar a vontade, de acordo com sua criatividade.
A dificuldade maior que tive foi a questão do tempo com relação as turmas maiores, que precisam ser divididas em dois grandes grupos.
Atualmente o ambiente conta com 11 micros, os encontros com alunos são semanais e tem duração de 60 minutos.
Para que todos os alunos consigam realizarem seus desenhos, vamos utilizar também a aula da próxima semana.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

E tu, Cris, ficaste empolgada? Qual a tua sensação a partir do trabalho desta semana, podes nos contar um pouquinho? Bjs, Maura - tutora do SI

Iris disse...

Olá, Cristiane

Qual é o fio condutor entre a história "Peixinhos" e a atividade com os auto-retratos que a seguiu?
O que as crianças que não estavam desenhando ficaram fazendo até chegar sua vez?
Já abriste o wiki da turma?
Abra@os