4/25/2010

Reflexão

Reflexão Semanal- 19 a 23/04

Essa semana meu planejamento foi dar continuidade a atividade proposta na semana anterior, os alunos que não conseguiram concluir seus auto-retratos utilizando os recursos do programa Paint, tiveram a oportunidade. Houve bastante trocas entre os alunos, todas as descobertas que os mesmos faziam partilhavam com os colegas e inclusive comigo. O que mais me surpreende é maneira como manipulam a máquina sem medos e receios.
Não repreendi em momento nenhum os alunos, mesmo ficando com medo deles "mexerem" onde pudessem deletar tudo. Fiquei somente imaginando tudo que poderia acontecer.
Descobriram diversas coisas, dentre uma delas, como aumentar e diminuir a borracha, enfim enlouqueceram...
O mais desafiador para os alunos foi utilizar os recursos do Paint à vontade, sem restrições, certamente essas descobertas foram bem mais significativas do que seu eu tivesse preparado uma apresentação de como utilizar o programa.
Os alunos comentaram em sala de aula sobre suas experiências que tiveram no ambiente informatizado, fazendo com que vários colegas professores procurassem saber o que estava acontecendo dentro do mesmo.
Percebi mais uma vez, que precisamos criar meios para que os alunos consigam sozinhos fazerem suas próprias descobertadas, que possamos apenas ser um elo de ligação.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Pois é, Cristiane, é só darmos a oportunidade para que o aluno experimente e descubra, sem recriminações, ou receios (que normalmente são nossos mesmo). É um trabalho que pode contagiar a todos, instigando a curiosidade para novos conhecimentos! Bjs, Maura - tutora do SI

Iris disse...

Olá, Cristiane

Que bom teres consegui refrear a tendência que todos nós professores temos de "ensinar" o que achamos necessário, antes dos alunos colocarem a mão na massa. Espero que consigas propiciar outras situações de descoberta para eles.
Deixei várias considerações no teu wiki.
Abra@os, Iris