5/02/2010

Reflexão

Reflexão da semana 26 a 30/04

Essa semana foi curta devido a atividades da semana da educação, promovido pela SMED.
As atividades com as turmas de 1ºano envolveram o uso da internet, onde os alunos acessaram o site Discovery Kids, na opção jogos Robô Mania. O desafio do jogo era a criação de um robô e a escolha de um nome para o mesmo.
Os alunos realizaram a atividade em duplas, representando o nome do robô de diversas maneiras, construindo hipóteses de escrita.
As evidencias dessa construção foram as mais variadas formas que utilizaram para representar à escrita, podendo assim demonstrar os níveis em que se encontram atualmente.
Em uma das turmas seria realizado um pequeno vídeo, com os alunos apresentando os colegas, não foi possível a divulgação das imagens, os responsáveis não autorizaram. Os alunos organizaram-se em duplas e entrevistaram o colega, perguntando o nome, a idade e as pessoas com quem moravam e após apresentaram o mesmo ao grande grupo.
Com a turma do 4º Ano a proposta era a construção de uma árvore genealógica pelos alunos individualmente.
Fiquei surpresa quando os alunos não souberam responder o nome de alguns familiares, principalmente dos avós e bisavós.
A árvore com o nome de familiares faltando evidenciou que os alunos não conheciam e nem ao menos sabiam os nomes dos parentes.
Solicitei aos alunos que conversassem com os responsáveis, a fim de saberem o nome dos familiares que não souberam identificar na construção de sua árvore.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Cris! Seria interessante que os próprios alunos buscassem seu familiar e conversasse com ele, buscando seu nome e conhecendo um pouquinho mais da história dele. E qual foi o significado desta atividade para ti? É importante que tragas não somente o relato da atividade, mas tuas observações e reflexões sobre ela, ok! Bjs, Maura - tutora do SI