5/16/2010

Reflexão

Reflexão Semanal de 10 a 14/05

Essa semana a atividade proposta aos alunos do 1º e 2º Ano, foi representar sua família através de um desenho utilizando as ferramentas do programa Paint.
Alguns alunos optaram por desenhar os familiares com quem moravam. Surgindo questionamentos se deveriam desenhar o padrasto e a madrasta, deixei livre para que cada um fizesse sua opção.
Após concluírem os desenhos os alunos do 1º Ano, realizaram uma breve exposição de suas famílias aos demais colegas da turma. Podendo assim reconhecer os diversos tipos de famílias existentes na turma.
Durante a construção dos desenhos da turma 13, a professora e colega do PEAD Denise entrou na sala para levar um recado, começou a olhar os desenhos elogiando, inclusive falou aos alunos que ela não consegui desenhar como eles.
Essas pequenas palavras foram mágicas para as crianças, ficaram eufóricos mostrando tudo que estavam desenhando, deixando a mesma surpreendida.
Logo em seguida que a professora Denise saiu, um menino fez um comentário despertando a atenção dos colegas, disse: “Pena que a nossa professora também não vem olhar nossos trabalhos”.
Respondi a turma, convidem a professora para vir aqui e ver os trabalhos de vocês, o mesmo menino respondeu: “Não sei se ela vem”.
Essa fala do aluno demonstra a realidade que estamos vivenciando no momento, onde os professores titulares das turmas não têm participado das construções dos alunos, no ambiente informatizado. Os colegas professores sabem do projeto que está sendo desenvolvido dentro do espaço, porém não vêem presenciando as construções dos alunos, não por falta de convites, mas sim de iniciativas deles próprios.
Sempre ao final da aula peço para os alunos relatarem a atividade que fizeram no ambiente, convidando a professora para olhar os trabalhos, mas percebo que precisamos trabalhar mais na questão da mobilização, teremos que criar novas estratégias para “seduzi-las” a vir ao ambiente e acompanhar as produções dos alunos.
Os alunos do 2º Ano ainda estão em processo de construção da escrita, muitos em conflitos próprio da etapa do desenvolvimento de aprendizagem. Adoraram a proposta de ter que representar sua família através de um desenho utilizando o programa Paint.
A grande maioria dos alunos evidenciou dizendo que bom poder desenhar e não precisar escrever.
As turmas de 3º Anos construíram a árvore genealógica, completando com o nome de seus familiares.
Teve um dos alunos que escreveu o apelido da mãe ao invés do nome, quando passei olhando as árvores, perguntei a ele, qual era o nome da mãe, inicialmente ficou sem resposta, depois falou o nome correto, mas justificou dizendo que todos a conheciam somente pelo apelido.
Isso me levou a refletir o quanto é importante trabalhar o nome dos pais com os alunos, pois muitos conhecem os apelidos, não sabendo o nome correto.
Os alunos do 4º ano demonstraram interesse em produzir um pequeno texto no Word, relatando o nome dos familiares com quem morava quem ajudava nos temas, quem os cuidava e quem trazia lês para escola.
Tiveram a oportunidade de explorar as ferramentas do programa Word de maneira que quisessem, inicialmente fiz um rápido comentário explicando a utilização de algumas teclas essenciais como o espaço, o shift, o backspace, enter.
Alguns alunos conheciam e utilizavam o programa, ensinando espontaneamente tudo que sabiam, pois tudo o que um fazia os demais queriam saber, assim houve uma troca, uma nova aprendizagem entre os alunos.
Deixando evidente que as descobertas que fizeram com os colegas, foi mais interessante e desafiador que se a professora estivesse “ensinando”.
Gostaria muito que os alunos tivessem realizado sua produção textual direto no Wiki, mas foi necessário utilizar o programa Word, devido a problemas de conexão que estamos enfrentando.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Cris, atividade muito interessante e produtiva. De qualquer forma, ensinaste os alunos: proporcionaste reflexão, troca, compartilhamento de informações e conhecimento. Isso é o mais importante, gerando crescimento de todos. Daqui a pouco a professora titular não resistirá....Bjs,Maura - tutora do SI