10/26/2010

Da teoria a prática.

Eixo VI
Nesse semestre na Interdisciplina Seminário Integrador trabalhamos com a construção de um novo PA, onde os erros que cometemos no PA inicial serviram como base para a construção do segundo PA assim aprendemos com os nossos próprios erros.
Tivemos a oportunidade de fazer uma análise critica, observando os pontos positivos e negativos. O primeiro PA foi construído a partir do interesse comum dos participantes, já o segundo o critério usado foi à afinidade.
A Interdisciplina de Filosofia abordou através das leituras realizadas a concepção de certo e errado, onde o que pode ser certo para alguns é errado para outros, cada pessoa possui um ponto de vista diferente, fruto da educação, da cultura e crenças. Esses estudos mostram como o professor tem um papel fundamental na formação dos alunos, pois lidamos com várias culturas, onde precisamos manter um posicionamento imparcial em muitos momentos para não corrermos o risco de acabar fazendo julgamentos indevidos.
A Interdisciplina de Psicologia nos levou a compreender melhor o pensamento e ações de nossos alunos, de acordo com os estudos de Piaget sobre a psicogênese e o método clínico, a partir das fases do desenvolvimento da criança.
A Interdisciplina de Questões Étnicos Raciais nos proporcionou trabalhar em sala de aula com nossos alunos as raízes familiares, através de uma forma abrangente e muito simples, fazendo com que cada um valorizasse seus antepassados, principalmente a cultura que herdamos.
Mostrou como abordar as questões étnico-raciais, que são asseguradas por lei, de uma maneira bem prática, respeitando e valorizando todas as raças. Trabalhei esse assunto de uma forma lúdica, onde os alunos se identificavam nas histórias infantis, como “Menina Bonita do Laço de Fita”.
A Interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais abordou mais a parte da legislação que garante o atendimento a pessoas com necessidades especiais. Realizei um estudo de caso com um aluno portador de deficiência física, as informações que obtive foram através da professora, já que os contatos com os familiares foram poucos.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Cris!
Tudo bem?
Perante aos aprendizados que retratas aqui nesta postagem, o que estes influenciaram na tua vida de educadora - na tua prática? pensas em deixar aqui registrado não somente teus aprendizados mas, também, o quanto eles contribuíram para o teus aperfeiçoamento e novas práticas geradas a partir destas reflexões, ok?

Abraços,
Vanessa