11/07/2010

O papel do professor.

Nesse semestre as interdisciplinas estudadas foram:
  • Didática, Planejamento e Avaliação
  • Educação de Jovens e Adultos no Brasil
  • Linguagem Brasileira de Sinais- Libras
  • Linguagem e Educação
  • Seminário Integrador VII

Fazendo uma releitura das postagens do eixo VII observei que o grande enfoque foi a importância do papel do professor com relação ao ensino-aprendizagem dos alunos.
As interdisciplinas nos levaram a uma reflexão de como o professor pode influenciar e contribuir na formação dos educandos, não há como não deixar marcas, podendo elas ser positivas ou negativas.
Precisamos ouvir nossos alunos, saber o que realmente cada um traz em sua bagagem de conhecimentos.
Esses conhecimentos que os alunos trazem para a escola precisam ser levados em consideração, acredito que este é o grande ponto de partida, poder trabalhar com os interesses, torna a aula muito mais agradável, sem contar que o aluno acaba se sentindo mais valorizado, permitindo assim que desenvolva sua autonomia e criticidade na construção de sua aprendizagem.
Durante o semestre também tivemos a oportunidade de fazer uma retrospectiva da educação, de como ela acontecia no século passado até os dias atuais.
Eu como professora também pude fazer uma retrospectiva na minha prática pedagógica desde o início da carreira em 1998 até os dias atuais.
Ao ingressar na universidade é que realmente começaram a acontecer as mudanças, quanto mais estudava e lia, mais refletia de que algo precisava ser mudado em minha prática docente.
Comecei então a oportunizar meus alunos a falar e aos poucos fomos trabalhando a partir de seus próprios interesses determinados assuntos nas aulas levando em consideração seus conhecimentos, também eram provocados através de questionamentos e situações desafios, possibilitando a construção de suas aprendizagens.
Percebi como minhas aulas estavam mais atraentes, meus alunos participavam ativamente, inclusive nossos assuntos se estendiam até os familiares, que davam suas contribuições.
Ficando assim evidente que o professor é um mediador e não um transmissor de conhecimento, pude assim comprovar que o nosso papel de educador é fundamental na formação dos alunos, temos em nossas mãos a responsabilidade de formar cidadãos críticos, capazes de pensar e agir com autonomia.

Nenhum comentário: