11/25/2010

Eixo VIII

O eixo VIII foi marcado pelo nosso estágio, momento que precisávamos reunir todas as aprendizagens ao longo do curso e colocá-las em prática.
Momento este marcado inicialmente por dúvidas, medos e angustias, afinal todos éramos educadores e estávamos enfrentando mais uma vez um estágio. Porém esse seria bem diferente daquele que vivenciamos durante o curso do magistério, agora não precisamos dar conta do “domínio” de classe, nosso foco era dar conta de ousar, inovar nossa prática.
Nossos medos e angustias era em relação a proposta de trabalho, se realmente daria certo, desde o início do curso a proposta era relacionar a teoria estudada com nossa prática, mas o estágio era o desafio concreto dessa relação.
Foi um tanto difícil, desconstruir e reconstruir muitos conceitos que realizamos em nossa prática docente, mesmo acontecendo ao longo de nossa trajetória durante o curso.
Muitas coisas que estavam acomodadas e outras adormecidas vieram a tona, difícil deixar certos hábitos no qual estávamos acostumados por muitos anos, passar de professor transmissor de conhecimentos a professor mediador das construções dos alunos.
Minhas reflexões durante o estágio demonstravam os resultados da minha prática, as conquistas e construções dos alunos, que também foram desafiados a uma nova proposta de trabalho. Antes éramos acostumados a utilizar o computador apenas como reforço de atividades, passaram assim a serem autores de suas produções e aprendizagens.
Esse momento também ficou marcado por muitas leituras, planejamentos, anotações e reflexões diárias sobre a prática.
Através das minhas observações, com o passar dos dias, percebia o que estava dando certo e o que ainda precisava rever, me sentia mais tranqüila e certa de que estava no caminho correto.
Inicialmente tudo que novo causa efeitos, inclusive espantos e certas desacomodações, com o decorrer do estágio tudo foi se adaptando, os alunos vibravam a cada aula, nossas trocas de conhecimentos eram incessantes, construimos em elo muito grande de amizades, de diálogo e também de confiança. Para mim foi um período de superação, já que precisava dar conta de contemplar os interesses de todos os alunos do turno da tarde no ambiente informatizado.

Nenhum comentário: