10/07/2010

Momentos Inesquecíveis do Pead

Relembro do 3º semestre com muito carinho, para mim foi um dos mais significativos por conseguir relacionar as teorias que estudávamos com minha prática de professora em sala de aula.
Meus alunos faziam os mesmos experimentos que eu enquanto aluna do PEAD.
Lembro de ter lançado o desafio aos meus alunos da construção de uma história coletiva, que também vivenciava no Seminário Integrador III.
Foi sem dúvida um momento inesquecível, pois minha turma era de alfabetização e essa atividade motivou a construção da escrita.
Em meu planejamento os jogos, as histórias infantis, as músicas, as brincadeiras, já faziam parte tudo isso devido a estar estudando em ludicidade e literatura a importância do brincar, percebia no olhar de meus alunos a felicidade em participar das aulas.
Outra interdisciplina que me fez refletir sobre minha prática foi o Teatro, nunca havia pensado em incluir o teatro em minhas aulas, pude trazer para a sala essa maravilhosa arte para meus alunos.
Lembro de construir histórias coletivas e essas virarem pequenas peças de teatro, onde os alunos representavam seus personagens preferidos. Até mesmo aqueles mais tímidos se sentiam a vontade durante as apresentações, onde precisavam dançar e cantar.
A interdisciplina de Música também me fez ter um novo olhar da importância de trabalhar música com os alunos pequenos, sendo que antes jamais fazia parte das minhas aulas.
Lembro de ter feito uma pesquisa onde os alunos foram em busca de cantigas e brincadeiras que fizeram parte da infância de seus avós. Foi trazida a tona diversas brincadeiras que estavam adormecidas, os alunos relataram que os avós além de falar, também brincaram com eles.
Sem dúvida para mim este foi o melhor semestre do PEAD, onde consegui realmente colocar a teoria em prática.
Meus alunos e eu entramos totalmente em sintonia, foi um ano muito especial, lembro de todos os alunos terem sidos aprovados de série.

Nenhum comentário: