9/30/2010

Momentos marcantes do II Semestre

Durante o II Semestre lembro de ter sido proveitosa a interdisciplina de Alfabetização, pois na época trabalhava com uma turma de 1ª Série.
Os textos eram ótimos, eles vinham bem de encontro com a minha proposta pedagógica de trabalho em sala de aula, onde meu objetivo principal era possibilitar aos alunos uma forma prazerosa de ler e escrever partindo do cotidiano e em busca de novas aprendizagens.
Lembro que naquele momento fiz uma postagem com um pensamento de Paulo Freire: "A linguagem da palavra é sempre precedida de leitura do mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade", não fiz nenhum comentário sobre ela, por ter muita dificuldade de me expressar. Relendo minhas postagens percebi o quanto fez falta essa reflexão, pois afinal de contas tudo aquilo que estudávamos, me acrescia cada vez mais, fazendo com que eu continuasse por aquele caminho.
Em uma das minhas postagens do II Semestre relatei sobre a "Escola da Ponte", por ter ficado surpreendida de como os alunos eram tratados, o envolvimento de toda comunidade escolar com o ensino.
Hoje ao longo dessa grande caminhada no PEAD, percebo que também podemos tornar nossa escola, numa "Escola da Ponte", basta querermos, precisamos acreditar e investir em nossos alunos.
A partir do momento que comecei a ouvi-los mais, aos poucos tudo foi se modificando, eles começaram a trazer coisas novas de seu interesse para investigarmos, tornando assim as aulas mais atraentes, onde todos colaboram, deixando para trás aquelas velhas aulas monótonas, onde somente o professor é quem fala.
Na interdisciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva Histórica fizemos uma retrospectiva de como a educação era nos séculos passados e seus avanços.
Em Infâncias de 0 a 10 anos resgatamos brincadeiras de nossa infância que são passadas de geração para geração.
Em Psicologia começamos a compreender o comportamento do ser humano a partir dos estudos de Freud.
Interdisciplinas do Eixo II:
  • Fundamentos de Alfabetização I;
  • Seminário Integrador II;
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I;
  • Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva Histórica;
  • Infâncias de 0 a 10 anos.

Nenhum comentário: