10/14/2010

IV Semestre




ZEROBERTO




Eixo IV

Seminário Integrador IV

Representação do mundo pela Matemática

Representação do mundo pelas Ciências Naturais

Representação do mundo pelos Estudos Sociais


O 4º semestre foi um tanto complicado e tumultuado, fomos sufocados pelas atividades da Interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática com tempo curtíssimo para realização de cada módulo.
A primeira aula presencial da Interdisciplina deixou todos espantados, pois nos passaram uma quantidade enorme de atividades que precisávamos cumprir rigorosamente, sendo que nem ao menos a professora conhecia o perfil da turma para iniciar com todas as aulas planejadas do primeiro ao último dia.
Lembro que tínhamos um Wiki para postar as atividades com diversos personagens numéricos que traziam uma mensagem, todos eram coloridos, tinham apelidos e faziam algo inusitado como piscar, mexer-se ou brincar.
Confesso que tinha muitas expectativas com relação a Interdisciplina, mas a cobrança de vencer prazos me limitou a colocar em prática diversas atividades com meus alunos, deixando assim de acrescentar meu trabalho pedagógico, não havia tempo para refletir o que fazíamos.
Já na Interdisciplina da Representação do Mundo pelas Ciências Naturais lembro-me de colocar tudo em prática com minha turma de alunos, as atividades propostas pelo professor Zeca envolvia a nossa prática em sala de aula com experimentos que precisávamos desafiar nos alunos, fazendo assim a relação entre a teoria e a prática. Os registros eram embasados nos experimentos que realizamos com a turma, nossas postagens contemplavam os resultados de nossa prática.
A partir dos questionamentos da Interdisciplina, pude dar mais importância as Ciências, ela serve como um ponto de partida para trabalharmos todos os assuntos em sala de aula.
Na Interdisciplina do Seminário integrador trabalhamos com a proposta Plano Individual de Estudo, onde tivemos a oportunidade de fazer um estudo a partir das nossas curiosidades, cada um era responsável por buscar respostas a sua questão. Sem dúvidas essa atividade nos deu autonomia, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois ao final do semestre precisamos apresentar uma resposta solucionando nossas questões.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Cristiane!
Tudo bem?
Diante desta retrospectiva, o que levaste como aprendizado para tua prática atual e também o que estas vivências contribuiram no desenvolver do teu estágio?
Abraços,
Vanessa