5/09/2010

Reflexão

Reflexão Semanal- 03 a 08/05

Essa semana teve como proposta de trabalho um desafio, os alunos precisavam criar ações para relacionarem-se com colegas fictícios portadores de deficiência visual, auditiva e física, de maneira que os mesmos não se sentissem excluídos e discriminados no ambiente escolar.
Os alunos dos 1°anos realizaram os registros de suas ações, através de desenhos construídos com as ferramentas do programa Paint. Sugeriram inclusive nomes aos colegas fictícios.
As turmas de 2ºanos demonstraram através de pequenas frases o registro de suas ações. Os alunos escreveram palavras com letras faltando, em função dos níveis de escrita da psicogênese.
Os alunos maiores fizeram pequenas produções como registros de suas estratégias, utilizando o programa Microsoft Word como recurso.
Observei que essa atividade foi cansativa para os alunos, suas produções ficaram limitadas, não houve empolgação na criação das estratégias, sendo que os alunos pediram para acessar jogos livres.
Fiquei um pouco frustrada, pois a intenção da atividade é fazer com que os alunos refletissem sobre as ações que deveriam buscar para manter um bom relacionamento com portadores de deficiências, sendo que cada vez mais eles estão presentes no nosso cotidiano, são pessoas que merecem ser respeitadas.
Na próxima semana estava planejado a produção de um texto coletivo pela turma, onde deveriam unir todas idéias que surgiram em suas produções.
Refleti sobre tudo o que aconteceu durante a semana e decidi mudar meu planejamento, não dando mais continuidade a atividade prevista.
Daremos seguimento trabalhando como o tema família.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

E qual foi a tua reflexão sobre o que ocorrem na tua atividade da semana, Cris? Por que achaste que foi cansativo? Bjs, Maura - tutora do SI