5/23/2010

Reflexão

Reflexão Semanal- 17 a 22/05

Essa semana foi realizada atividades envolvendo jogos com árvore genealógica e alfabeto para os alunos de 1º e 2º Ano, investigações do significado dos nomes, origem dos sobrenomes para os alunos do 4º Ano e da 4ª Série e produção textual para as turmas de 3º Anos.
Tendo em vista que a semana foi bem produtiva, ficando evidente através do interesse que os alunos demonstraram no decorrer das atividades, a curiosidade que despertaram com as investigações e descobertas que realizaram, sendo essas em pesquisas, nos jogos e em produções de suas próprias autorias.
Os alunos dos 1º e 2º Anos realizaram um jogo de montar uma árvore genealógica, de uma maneira lúdica, onde os personagens tinham falas, podendo ser repetidas por várias vezes.
Percebi o quanto despertou a atenção dos alunos os sons, eles comparavam, questionavam-se perguntando uns aos outros sobre os tipos de vozes, que os avós e pais possuíam.
Observando esse interesse dos alunos me fez refletir o quanto é importante explorar a percepção auditiva deles, podendo assim trabalhar a criatividade, a imaginação e a curiosidade.
Irei em busca de novos jogos e atividades que tenham recursos auditivos, para contemplar o trabalho realizado dentro do ambiente informatizado, proporcionando aos alunos novas aprendizagens.
A investigação que os alunos de 4º Ano e 4º Série realizaram sobre o significado dos nomes e a origem do sobrenome fez com que despertasse a curiosidade e o espírito investigativo dos mesmos.
Observei como se torna significativa à busca por respostas a determinadas perguntas. Esse tipo de atividade desperta a curiosidade e a atenção dos alunos, fazendo com que os mesmos desenvolvam o espírito investigativo, propiciando autonomia através de novos desafios, a irem em busca de alternativas para solucionar situações problemas.
Os alunos do 3º ano produziram um pequeno texto no programa Word, relatando os nomes dos familiares com quem moram, quem os cuidam, quem os trazem para a escola e quem auxilia nos temas de casa. Demonstraram-se bem motivados em contar um "pouco" de sua história de vida, inclusive pediram para ler a produção dos colegas.
A atividade que envolve a produção textual de autoria do próprio aluno torna-se um desafio, onde o mesmo desenvolve o gosto pela leitura e escrita.
Como a produção é de sua autoria, o aluno expõe suas idéias partindo de suas vivências no cotidiano.

Um comentário:

Iris disse...

Cristiane, querida

Observa que tens colocado aqui no blog praticamente o mesmo que colocas no wiki. Este espaço, ou este blog, deves dedicar as tuas aprendizagens, tuas descobertas, tuas dificuldades e às estratégias percebidas e usadas durante o estágio. A reflexão semanal, que precisas postar no wiki, é ligada ao teu planejamento semanal e aos fatos que chamaram tua atenção em relação às atividades propostas e aos objetivos pedagógicos traçados. Aqui, voltas tua atenção para ti mesma enquanto aprendiz e profissional que está desenvolvendo uma experiência na qual precisa colocar em prática as aprendizagens feitas durante a graduação em curso. Este é também o espaço em que podes refletir sobre as leituras que tens feito para fundamentar teoricamente os objetivos traçados e os planejamentos feitos.
Abra@os, Iris