Reflexão da 10ª Semana
Nessa semana o tema “Copa do Mundo” foi abordado com os alunos do 1º Ano a 4ª Série.
Os alunos do 1º e 2ª Ano trabalharam com a bandeira brasileira, como sugestão da professora Iris solicitei aos alunos que pintassem a bandeira com as cores corretas, sem terem o modelo padrão, percebi que os alunos do 1º ano tinham noção das cores, porém apresentaram dificuldade para reconhecer o lugar correto que cada cor ocupa na bandeira, os alunos do 2º ano não encontraram dificuldade em realizar a atividade proposta, também tiveram a oportunidade de criar um mascote para sua turma, inclusive fizeram uma votação e escolheram um mascote para representa-lá.
Demonstraram uma enorme empolgação com a escolha do mascote, solicitaram a professora do ambiente para que o mesmo fosse impresso para que ele pudesse ser exposto na sala de aula.
Como trabalhamos diretamente com a bandeira do Brasil de tecido, os alunos pediram para pegar, tocar e contar as estrelas que ela possui, fiquei surpreendida com a atitude das crianças, inclusive eles falaram que sempre quiseram pegá-la, mas nunca puderam por que ela fica sempre pendurada lá no alto, ficando assim maravilhados com a atividade.
Os alunos do 4ª Ano e da 4ª Série realizaram uma investigação na internet sobre os jogos da Copa, alguns alunos descobriram que há um jogador de Alvorada participando como reserva da seleção brasileira, pediram muito para a professora entrar em contato com a prefeitura para que esse jogador fosse então divulgado pelo município.
Utilizaram o Google Earth para localizar a África do Sul, sede da Copa, o Brasil, o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Alvorada, exploraram todos os recursos possíveis, como fotografias da cidade de Joanesburgo, cidade onde está acontecendo alguns jogos, os alunos ficaram empolgados com todas as imagens que conseguiram visualizar. Fizeram algumas comparações entre as cidades de Alvorada e de Joanesburgo através das fotografias, observando o comércio, ruas, trânsito e a paisagem existente entre as mesmas.
Em uma das falas dos alunos comentavam sobre as facilidades que as tecnologias nos possibilitavam, somente através desses recursos tudo se torna mais real e menos distante, pelo menos da nossa imaginação.
Muitos alunos relataram que depois de conhecer o programa na escola, conseguiram instalar no computador de casa, mostraram para os pais, os mesmos ficaram encantados, contam que nos tempos de criança, isso não existia tudo era visualizado em mapas dos livros. Tiveram alunos que contaram que os pais não queriam mais sair da frente do computador nos finais de semana, gostaram de poder visualizar os mais diversos lugares do mundo.
Para mim esse relato dos alunos sobre o uso do Google Earth em suas residências foi muito importante, pois foi através do trabalho que vem sendo no ambiente informatizado que eles tiveram a oportunidade de conhecer o programa, podendo compartilhar com os seus familiares suas aprendizagens.
Nessa semana o tema “Copa do Mundo” foi abordado com os alunos do 1º Ano a 4ª Série.
Os alunos do 1º e 2ª Ano trabalharam com a bandeira brasileira, como sugestão da professora Iris solicitei aos alunos que pintassem a bandeira com as cores corretas, sem terem o modelo padrão, percebi que os alunos do 1º ano tinham noção das cores, porém apresentaram dificuldade para reconhecer o lugar correto que cada cor ocupa na bandeira, os alunos do 2º ano não encontraram dificuldade em realizar a atividade proposta, também tiveram a oportunidade de criar um mascote para sua turma, inclusive fizeram uma votação e escolheram um mascote para representa-lá.
Demonstraram uma enorme empolgação com a escolha do mascote, solicitaram a professora do ambiente para que o mesmo fosse impresso para que ele pudesse ser exposto na sala de aula.
Como trabalhamos diretamente com a bandeira do Brasil de tecido, os alunos pediram para pegar, tocar e contar as estrelas que ela possui, fiquei surpreendida com a atitude das crianças, inclusive eles falaram que sempre quiseram pegá-la, mas nunca puderam por que ela fica sempre pendurada lá no alto, ficando assim maravilhados com a atividade.
Os alunos do 4ª Ano e da 4ª Série realizaram uma investigação na internet sobre os jogos da Copa, alguns alunos descobriram que há um jogador de Alvorada participando como reserva da seleção brasileira, pediram muito para a professora entrar em contato com a prefeitura para que esse jogador fosse então divulgado pelo município.
Utilizaram o Google Earth para localizar a África do Sul, sede da Copa, o Brasil, o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Alvorada, exploraram todos os recursos possíveis, como fotografias da cidade de Joanesburgo, cidade onde está acontecendo alguns jogos, os alunos ficaram empolgados com todas as imagens que conseguiram visualizar. Fizeram algumas comparações entre as cidades de Alvorada e de Joanesburgo através das fotografias, observando o comércio, ruas, trânsito e a paisagem existente entre as mesmas.
Em uma das falas dos alunos comentavam sobre as facilidades que as tecnologias nos possibilitavam, somente através desses recursos tudo se torna mais real e menos distante, pelo menos da nossa imaginação.
Muitos alunos relataram que depois de conhecer o programa na escola, conseguiram instalar no computador de casa, mostraram para os pais, os mesmos ficaram encantados, contam que nos tempos de criança, isso não existia tudo era visualizado em mapas dos livros. Tiveram alunos que contaram que os pais não queriam mais sair da frente do computador nos finais de semana, gostaram de poder visualizar os mais diversos lugares do mundo.
Para mim esse relato dos alunos sobre o uso do Google Earth em suas residências foi muito importante, pois foi através do trabalho que vem sendo no ambiente informatizado que eles tiveram a oportunidade de conhecer o programa, podendo compartilhar com os seus familiares suas aprendizagens.
Um comentário:
As novas aprendizagens geram frutos, não é mesmo Cris! É um contágio geral. Que bom, sinal de que foram significativas para os alunos! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário