Reflexão da 11ª Semana
Atendendo aos pedidos dos alunos nessa semana trabalhamos com o tema festa junina.
Os alunos do 1º Ano participaram escrevendo no quadro palavras que sabiam sobre o tema, contando com o apoio dos colegas e da professora.
Após os alunos em duplas criaram um cenário representando um arraial, utilizando o site Smart Kids (monte o seu cenário), durante a atividade puderam ouvir música caipira que o site oferece.
Além de montar o cenário os alunos realizaram o jogo dos sete erros, precisavam encontrar o que havia de diferente entre as cenas e escrever o nome dos mesmos.
Durante a realização das atividades os alunos interagiram bastante, um auxiliando o outro, principalmente na escrita das palavras e na observação do que havia diferente entre as cenas.
As turmas do 2º Ano também realizaram a atividade de montar um arraial, utilizando o site Smart Kids, preferiram escrever frases com o que havia na cena ao invés de jogar o jogo dos sete erros.
Para construir as frases utilizaram o programa Word, onde tiveram opções de escolher tamanho, cor e tipo de letra.
Percebi que fazer opções simples como escolher o tipo de letra na qual vai escrever, gera uma satisfação e autonomia nos alunos sentindo-se mais confiantes, evidenciam falando “que legal poder escolher as cores e tipos de letras que a gente gosta”, “assim os trabalhos ficarão mais bonitos e diferentes”, inclusive disputam para ver quem faz o trabalho mais ousado.
A turma do 4º Ano fez uma investigação sobre a origem das festas juninas, o significado da fogueira de São João utilizando como fonte de pesquisa a internet.
Os alunos produziram um pequeno texto relatando o conhecimento prévio que tinham sobre o tema como comidas típicas, vestimentas, danças e músicas e também as descobertas que fizeram através da investigação que realizaram.
Após a produção textual os alunos apresentaram seus trabalhos contando o que já sabiam e o que haviam descoberto.
O que mais chamou a minha atenção é que os alunos não gostam de participar opinando, foram os primeiros a falarem.
Observei que eles sentiram-se valorizados em poder escrever tudo o que sabiam, estando certos ou não, sem medo de errar.
Durante a conversa surgiram diversas versões sobre a origem da fogueira de são João, os alunos compararam os recursos que havia nos tempos antigos aos que temos atualmente, percebendo o grande avanço tecnológico.
Essa semana também foi muito importante, pois foi o término do meu estágio, mais uma etapa que avancei na minha caminhada, a partir de agora a dedicação será ao relatório do estágio e ao portfólio.
6/29/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
E o que está envolvido nessa nova etapa, Cris? Quais as aprendizagens mais significativas para ti? Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário