Reflexão Semanal-07 a 11/06
Durante essa semana os alunos desenharam no programa Paint o percurso que fazem diariamente entre suas casas até a escola.
Houve representações de maneira bem variadas, como pequenos mapinhas com as principais ruas do bairro realizadas pelos alunos da 4ª Série, como também pequenos trajetos, mas com árvores, casas, sinalização de trânsito e pontos comerciais.
Percebi através dessa atividade de construção de um trajeto, que os alunos observam muito pouco tudo que está a sua volta, muitas coisas passam despercebidas, talvez por não ter significado a eles. Alguns alunos me responderam que na volta para casa iam ver o que existe no caminho, para que na próxima aula pudessem contar tudo o que viram.
Essa atividade sem dúvida desacomodou muitos alunos, fazendo com que os mesmos observassem, investigassem, fossem em busca de respostas.
Foi incrível a quantidade de alunos que me paravam nos corredores e que foram no intervalo do recreio a sala da informática relatar o que haviam observado no caminho casa- escola, evidenciando assim o interesse e curiosidade que esta atividade despertou neles.
Fiquei surpreendida com o retorno dos alunos, nunca imaginei que essa atividade fosse provocar tamanha curiosidade, fazendo com que eles voltassem para a casa observando tudo aquilo que nunca teve importância e que a partir daquele momento começou de uma forma ou de outra a ser percebido.
As professoras das turmas de 1º ano comentaram que a primeira coisa que os alunos fizeram quando chegaram na sala de aula foi correr para a janela e olhar para a rua, relatando tudo que estavam visualizando lá fora, durante aquela tarde foi dificil mantê-los envolvidos com outras atividades, o foco principal era uma espiadinha na janela.
6/13/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Tu vês Cristiane, uma atividade diretamente ligada ao contexto de cada um, como desperta envolvimento e dedicação, não é mesmo! Muito bacana! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário